Image by Glenn Carstens-Peters

Grupos Operativos

Inteligência emocional

para o isolamento social

São conhecidos os principais impactos causados pelo isolamento como a tristeza, o estresse, o mau humor, a irritabilidade, insônia, raiva e a exaustão emocional. Estes fatores interferem negativamente na produtividade das pessoas, lançando-as num ciclo interminável que resulta em fadiga e, em alguns casos, podendo levar até a depressão.

Para
minimizar os impactos emocionais (psicológicos) causados pela imposição do isolamento social, propomos um trabalho direcionado e focado em auxiliar o binômio saúde mental x estresse, oferecendo auxílio aos colaboradores, buscando um melhor resultado organizacional com a estruturação de uma nova rotina, utilizando suas próprias ferramentas adormecidas de Inteligência Emocional.

 

Principais objetivos deste trabalho:

  • Mapear as dificuldades e necessidades dos grupos neste momento de isolamento

  • Conscientizar e preparar funcionários para a realidade desta situação

  • Otimizar a comunicação

  • Integrar pessoas e processos e facilitar a troca de experiências

  • Promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos funcionários

O trabalho com os grupos será online e no formato de Grupos Operativos

Segundo Pichon-Rivière (1991), o grupo operativo pode ser definido como um “conjunto de pessoas reunidas por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, implícita ou explicitamente, uma tarefa que constitui sua finalidade”.

 

Um dos objetivos da técnica dos grupos operativos, como sinaliza Pichon-Rivière, é o de auxiliar na minimização dos medos básicos e o de favorecer o rompimento dos estereótipos que funcionam como barreira ao processo de adaptabilidade às mudanças.

Confira abaixo o objetivo primordial

de cada um dos encontros:

Primeiro Encontro

Inteligência Emocional e sua relevância em situações adversas. Mapeamento das dificuldades e necessidades específicas dos grupos através de uma pesquisa feita via form, quantitativa e qualitativamente

Segundo Encontro

“O desafio do home office” - As maiores dificuldades apresentadas na rotina, ideias, sugestões e trocas de informações e experiências do que tem funcionado.

Terceiro Encontro

O estresse do isolamento (sentimentos do próprio grupo). Trabalharemos também os principais sentimentos advindos desta situação de isolamento social atual.

Quarto Encontro

Desenvolvimento do controle emocional na prática, a partir de conteúdo trazido pelos componentes do grupo e da aplicação de dinâmicas propostas pelo Instituto Integrato.

É TEMPO DE TRABALHAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO SEU GRUPO!

Fale conosco e vamos ajudar os colaboradores da sua empresa nessa estruturação da nova rotina, buscando produtividade e valorizando a saúde mental de cada um.

Instituto Integrato

Todos os direitos reservados

  • Instagram Integrato
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White LinkedIn Icon