O que move Roger Federer é o que move você?

30/10/2017

 

Assistir qualquer jogo do Federer é fonte de inspiração porque ele reune todas as virtudes e competências técnicas de um esportista diferenciado, e de tão leve, é quase como assistir à um balé. Suas atitudes dentro e fora da quadra falam muito da pessoa que é, e seus movimentos precisos tal qual um relógio suíço, são o resultado de um atleta talhado à treinos e treinos. 

 

Hoje a simples participação dele num torneio agrega importância e prestígio à competição. Colhe o merecido fruto de sua carreira meticulosamente construída, e esse fruto vai muito além daquela reluzente Mercedes prata, tentadoramente exibida nos breves e insistentes intervalos da TV. Hoje os patrocinadores do evento PRECISAM da presença de Roger, e pagam caro por isso. 

 

E quais competências possui um atleta desse calibre? 

 

Muitas, mas vou "focar" na DETERMINAÇÃO. Vamos entender o que significa...

Definição de determinação do ponto de vista da firmeza: persistência, firmeza, ânimo, denodo, coragem, arrojo, afoiteza.

 

 

 

E todo mundo vai concordar, mesmo quem não aprecia tênis, que um competidor de alto nível precisa muito desenvolver essa característica. 

 

Quantas vezes ele virou uma partida quase perdida? 

Quantas vezes precisou desafiar os limites de seu corpo em treinos repetitivos e em partidas de mais de 2 horas sob intensa pressão? 

O que move Roger Federer? 

 

Eu adoro formular perguntas e vou deixar por conta da imaginação de cada um, mas eu tenho certeza que duas razões passaram pela cabeça de todos:

  • Dinheiro, muito dinheiro

  • Fama/Reconhecimento 

Roger sempre que concede entrevistas diz que faz o que gosta, o que lhe dá prazer. Por isso aos 36 anos ainda não parou de jogar.

 

Bem, objetivamente não importa muito pra nós o que moveu ou ainda move hoje Roger Federer, mas importa muito o que move você! Ou a mim! 

 

Você faz o que gosta?

 

Como construir uma determinação imbatível, semelhante a dele?

Eu me atrevo a afirmar que para construir aquele atleta bem sucedido, com corpo e mente em plena sintonia foi preciso unir 3 elementos fundamentais:

  • autoconhecimento

  • autoestima

  • autoconfiança 

 

Essas são competências primazes de uma pessoa de "sucesso". Não importa se atleta, artista, vendedor, músico... não importa a profissão.

 

Parada para definir sucesso... o que é SUCESSO? Reflita por favor antes de correr atrás dele...

 

De acordo com nosso dicionário, o sucesso, sinônimo de bom resultado significa: êxito, vitória, conquista, sensação, glória, sorte, felicidade, troféu...

 

Vou dar a minha definição: não existe definição!

 

Pode soar clichê mas podemos pensar que sucesso é se sentir feliz, contente, completo, pleno... então ter sucesso, ou "vencer" na vida como muita gente gosta de expressar, é ter a satisfação de viver, de se sentir preenchido de tudo isso... e na verdade esses não são sentimentos ou sensações constantes. 

 

Eu não sou feliz, eu estou feliz!

 

A intensidade muda para mais e para menos, porque não vivemos isolados numa bolha. Somos conectados. Olhe ao redor... veja se o que acontece e o que sente as pessoas que você ama não te afetam objetivamente...?

 

A FELICIDADE pode ser e estar em muitas coisas... um emprego maravilhoso (é aquele que paga bem ou o que o chefe é legal? Ou os dois ao mesmo tempo? ahah!), na liberdade de ir e vir, ou na liberdade de escolhas, em não ter nada pra fazer, em encontrar o par "perfeito", em ver um filho formado, ou ver o filho curado de uma enfermidade... nossa, a felicidade pode ter muitas formas, e pode ter um significado totalmente diferente em cada fase da vida para cada um de nós, porque somos diferentes... simples assim. E lindo!

 

Então vivemos permanentemente em busca de coisas e objetivos, que em tese, representam o nosso sucesso e nossa felicidade. Perseguimos objetivos mutantes, oh sim eles mudam, são dinâmicos e isso é maravilhoso. Pense, como seria chato perseguir a mesma coisa ao longo da vida toda... vivemos pra ganhar campeonatos, terminado a temporada já nos jogamos a preparar as estratégias pra próxima.

 

Quem não pode mudar é a nossa determinação e disposição diante da vida.

Quando as perdemos murchamos, apagamos... São aqueles momentos que nos sentimos estagnados, desmotivados... o que acontece é que nesses momentos nos desfocamos de nossos objetivos, aqueles que nos fazem construir metas e planos... pra aplicar toda a nossa determinação. Percebe o ciclo? 

 

A pessoa determinada e sem foco sofre. Não possui terminalidade, e pára no meio de tudo. Inicia várias frentes ao mesmo tempo e não dá conta. Não percebe que a vida é feita de escolhas, eeeee prioridades. O tamanho do sofrimento depende do grau de consciência que ela tem de si mesma.

 

Parada pra reflexão: pense na sua vida e nos planos recentes que fez... verifique se quando se sentiu estagnado não perdeu o foco de vista...

 

Não desanime, foco foco foco, onde está você? Penso que o foco é irmão da determinação... e combinam muito trabalhando juntos em prol de objetivos, se não vejamos. 

 

Minhas 3 dicas de ouro pra exercitar a determinação e deixá-la com músculos de atleta:

 

  • Não subestime sua capacidade, nem suas limitações. O aprendizado não tem fim... lembre-se Federer foi boleiro antes de se tornar essa lenda viva ...!!! Esse é o princípio do autoconhecimento. Explore suas virtudes e seus fortes com ambição. Se deleite com suas pequenas vitórias, uma após a outra. Ajuda muito ter um parceiro ou parceira que vibre junto. Fica muito mais leve e gostoso. Trabalhe duro pra vencer as limitações. Não as encare como inimigas, não as transforme num fantasma a te atormentar o sono. Olhe pra elas como um dragãozinho amigo que você precisa domar.

 

  • Goste de você. Tenha orgulho de você. Goste do seu corpo, goste de como você é, aja de acordo com seus valores. Sabe aquela sensação de plenitude que eu falei antes, é aqui que ela entra. 

 

  • Para ganhar um campeonato você precisa ganhar jogos. Então se seu propósito for muito grande e parecer um monstro sem dimensões, comece fatiando o gorila. Isso mesmo que você leu, fracione o grande objetivo em objetivos menores e estabeleça metas factíveis. Uma partida de tênis pode ter vários sets, um torneio tem várias partidas... fique focado em ganhar o set do momento, e depois o outro, e o outro, até que vença a partida. Recheie tudo isso com prazer, eu sempre procurei ver minhas metas como um jogo de mim comigo mesma. Estabeleci meus prazos de acordo com minhas conveniências, mas colocando uma pitada de desafio em cada fase. Pense fora da caixa... descubra o que funciona pra você, pro seu jeito de ser. Não tente copiar ninguém. 

 

E dizer que tudo isso aconteceu por causa do Federer que acabou de virar o jogo e ganhar Del Potro e que amanhã vai precisar de toda determinação e energia pra vencer nada menos que Nadal. A precisão do suíço versus e a garra do "touro miúra" espanhol. Lembrando que o "grande" Federer já chorou diante das câmeras, ao ser derrotado pelo Nadal. Será um espetáculo de jogo, colírio para os olhos, um pouco de adrenalina pro coração... não importa o resultado. 

 

 

E o que eu humildemente tentei "ensinar", na semana de comemoração ao dia da criança e dos professores, e para quem ousou ler até aqui rsrs: que a determinação pode ser desenvolvida (e treinada, acredite!) e que ela é um subproduto da autoconfiança, que você adquire ao despertar sua autoestima, conquistada a partir do seu autoconhecimento. 

 

E se você se perdeu vou simplificar, a chave está no AUTOCONHECIMENTO. Esse deve ser o ponto de partida. Muitos livros me mostraram isso. Como mãe e como gestora pude comprovar na prática. E não deve existir no mundo algo mais necessário do que conhecer a si próprio.

Você se conhece?

 

PS: A jornada do autoconhecimento tem princípio, mas não tem fim. Um livro que significou pra mim um divisor de águas foi "O homem a procura de si mesmo" de Rollo May. Tem também "A descoberta do ser" do mesmo autor. 

 

Editado por João Gonzaga de Oliveira

 

E se você gostou... curte, comenta e compartilha. Vou adorar saber sua opinião!

 

 

E se você gostou... curte, comenta e compartilha. Vou adorar saber sua opinião!

Compartilhar no Facebook
Curta este post
Please reload

Posts Em Destaque

Mais um fim de ano se passou

06/01/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags